sábado, 31 de julho de 2021

"Nota de repúdio à manifestação do governo federal pelo Dia do Agricultor"



Nós discentes do curso de mestrado em Extensão Rural da Univasf, agricultorxs, filhxs e netxs de agricultorxs, profissionais de diferentes atividades que trabalhamos com e para agricultorxs, manifestamos veemente repúdio à forma como o Governo Federal celebra, nesta quarta-feira, 28 de julho, o Dia do Agricultor.

A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República publicou em suas redes uma imagem de pessoa carregando uma espingarda no ombro, a semelhança de um caçador, com os dizeres “28 de julho – Dia do Agricultor – alimentando o Brasil e o mundo”.

A imagem que de maneira objetiva exalta a violência no campo, feita por jagunços, grileiros e mineiradores ilegais, que tem nos seus ombros mortes de quilombolas, povos indígenas e diversas lideranças do campo. De maneira nenhuma faz referência e reverência ao agricultor e agricultora que produz o alimento que chega a mesa de tantos.

O (des)Governo Federal demonstra desconhecer a agricultura brasileira e mostra um grande desrespeito a todas as pessoas do campo, que tem como arma a solidariedade, a fé, o companheirismo e coragem de levantar todas as manhãs para trabalhar de maneira honrada, mesmo diante de algumas adversidades – naturais ou não.

Nós, parabenizamos todos os povos do campo e das cidades que se dedicam a cultivar a terra e a vida cultivando alimentos, em harmonia com a natureza, incluindo seus semelhantes.

"Dizemos não a violência no campo!"



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir seu conhecimento conosco!

Ponta do Seixas 2008

Ponta do Seixas 2008

Salvar o mundo!

Salvar o mundo!