quarta-feira, 19 de setembro de 2018

REVISÃO 3º ANO GEOGRAFIA EREMGC


REVISÃO 3º ANO GEOGRAFIA EREMGC
Profª Esp. Gelza Araujo Lacerda

CAPITALISMO E SOCIALISMO

O capitalismo e o socialismo são dois sistemas político-econômicos que organizam as relações nas sociedades. Muito embora sejam tratados como opostos, essa designação não é suficiente para que se possa compreender toda complexidade de ambos. Atualmente é um processo complexo definir um país como socialista, já que a predominância no mundo é de países que seguem a lógica do capitalismo. Embora alguns países como Cuba, China, Coreia do Norte e Vietnã ainda sejam referidos como socialistas, na prática muito pouco daquele sistema ainda é visível. Em Cuba, por exemplo, em questões relativas ao turismo, nota-se uma lógica capitalista de atuação, mas em questões como saúde e educação, o controle do Estado é significativo. Apesar das contradições, estes países continuam sendo definidos como socialistas. Vejamos como se estruturam os dois sistemas:

CAPITALISMO

O capitalismo é um sistema que tem suas bases firmadas na economia de mercado. Portanto, a ideia central deste sistema é a compra e venda, sendo que a troca é uma prática que vem definhando gradativamente ao longo dos anos. Essa economia de mercado permite ao consumidor a escolha dos produtos que ele deseja adquirir, podendo optar entre as marcas e modelos, além de selecionar os preços mais atraentes. Deste modo, o capitalismo incita também à concorrência entre os vendedores. Os sujeitos sociais são também vistos enquanto mercadorias, uma vez que necessitam vender sua força de trabalho, para que possam consumir. Assim, a concorrência se manifesta entre as pessoas também. Karl Marx (considerado o fundador da doutrina comunista) chamou essa transformação dos homens em mercadoria de reificação, que consiste na coisificação das relações sociais.

“Concluímos, portanto, que o mercado é o palco da disputa, ou seja, da liberdade que têm os vendedores (os capitalistas) de disputar o mercado estipulando o preço de suas mercadorias.” (SILVA, 2013, p. 62)

O capitalismo é um sistema que visa à autonomia dos empresários em relação ao Estado, com base na ideia de mínima intervenção estatal. As relações neste sistema são baseadas na lei da oferta e procura, ou seja, os preços dos produtos são fixados de acordo com a procura que há deles. Outro conceito essencial para compreensão do capitalismo é o de lucro. O lucro é basicamente o valor agregado sobre o custo da produção de um produto. Quanto menores forem os custos de produção, maiores serão os lucros. Assim, a exploração dos trabalhadores é algo que se tornou comum.

Socialismo



Existem diversas diferenças entre o capitalismo e o socialismo, sendo o principal deles o modo como é exercido o controle dos meios de produção. No ideário socialista, os meios de produção cumprem uma função social, visando à coletividade.
“A finalidade central do socialismo, portanto, não é a busca do lucro e por isso não deve haver um proprietário dos meios de produção, que devem pertencer à coletividade sob o controle do Estado.” (SILVA, 2013, p. 71)

Assim, como não há a posse privada dos meios de produção, teoricamente não existiriam diferenças entre as classes sociais (burgueses e proletários), e consequentemente haveria uma sociedade igualitária. A origem do pensamento socialista deriva do século XIX, e surge como forma de confronto às ideias do liberalismo e do capitalismo. A ideologia socialista contou com a influência de dois grandes pensadores alemães, os quais foram Karl Marx e Friedrich Engels, e que através de suas ideias, disseminaram o pensamento socialista. Apenas em 1917 houve a implantação prática do socialismo no mundo, quando surge a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Posteriormente outros países também aderiram ao socialismo, como a China e Cuba, além de outros.
As principais características do socialismo são: os meios de produção são socializados, ou seja, pertencem a toda sociedade, sendo gerenciados pelo governo; economia controlada pelo governo desde o planejamento até a execução das medidas econômicas; não há concorrência entre as pessoas, consequentemente os preços são estáveis. Além destas, a ausência de patrões (burgueses) faz com que não existam classes sociais, e todas as pessoas trabalham juntas para o fortalecimento e desenvolvimento da sociedade.
SILVA, Edilson Adão Cândido da. Geografia em rede. 1º ano. São Paulo: FTD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir seu conhecimento conosco!

Ponta do Seixas 2008

Ponta do Seixas 2008

Salvar o mundo!

Salvar o mundo!