domingo, 15 de abril de 2018

REVISÃO I UNIDADE DE GEOGRAFIA REPRESENTAÇÃO Da TERRA E IMPACTOS AMBIENTAIS



Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, sejam por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, mapas, etc. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia. O nosso lugar não é uma realidade isolada. Ele faz parte de um conjunto de lugares, marcados por diferentes aspectos naturais, que passaram por vários processos históricos. Esses lugares estão unidos por uma complexa rede de relações políticas, econômicas e sociais, a esse conjunto de lugares e suas relações com outros lugares, denominamos de espaço geográfico.
Rosa dos ventos



Qualidade de vida nas cidades: acesso à saúde, infraestrutura e segurança
Serviços como coleta de lixo, água tratada, iluminação pública, coleta de esgoto e outro.

Na sociedade capitalista ocidental, a saída do campo para as cidades foi motivada pela concentração industrial e comercial nos espaços urbanos, fazendo com que as pessoas se deslocassem em busca de emprego e prestação de serviços. Nas cidades, existe uma grande concentração populacional em pequenos espaços e, para que as pessoas possam viver bem, com as mínimas condições de vida, são necessários serviços como coleta de lixo, saúde, água tratada, iluminação pública, segurança, coleta de esgoto e outros que englobam a denominada “qualidade de vida”.
A expressão qualidade de vida indica as condições de vida de um ser humano e envolve várias áreas, como o bem físico, espiritual, mental, psicológico e emocional das pessoas; os seus relacionamentos sociais, como família e amigos; e também incluem a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e demais condições que afetam as nossas vidas.
É importante ressaltar que qualidade e o padrão de vida não são expressões sinônimas, pois a última é uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

Mais de 90% das cidades brasileiras têm problemas ambientais

Mais de 90% dos municípios brasileiros sofrem com a ocorrência de impactos ambientais, de acordo com a Pesquisa de Informações Municipais 2008, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Do total de 5.564 municípios do país, 5.040 registraram, principalmente, casos de queimadas, desmatamento e assoreamento de corpos d’água nos 24 meses anteriores ao estudo. O levantamento considera como impactos ambientais queimadas, desmatamento, assoreamento de corpo d’água (areias e detritos depositados nos leitos dos rios, impedindo a fluidez da água), poluição da água, escassez de água, contaminação do solo, poluição do ar, degradação de áreas legalmente protegidas, alteração que tenha prejudicado a paisagem, alteração que tenha afetado as condições de vida da população, atividade agrícola prejudicada por problemas ambientais, atividade de pecuária prejudicada por problemas ambientais, redução da quantidade, diversidade ou perda na qualidade do pescado e outros.
A ocorrência de impactos que afetaram as condições de vida da população foi registrada em 829 dos 5.564 municípios, o que equivale a 14,9%. O problema é mais comum nas Regiões Norte (24,1% dos municípios) e Nordeste (20,3% dos municípios). A Região Sul é a que tem menos freqüência desse registro, com 9,3%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir seu conhecimento conosco!

Ponta do Seixas 2008

Ponta do Seixas 2008

Salvar o mundo!

Salvar o mundo!