Se a felicidade não é um destino, e sim um caminho, como iniciar a caminhada?
O que há nela? Por onde começar? Esta reflexão é talvez a mais importante e esclarecedora sobre o assunto, e pode dar a luz que falta para quem ainda se sente perdido na tão falada busca pela felicidade.
É possível que você já tenha dado os primeiros passos dentro do seu caminho para a felicidade, principalmente se costuma pensar e refletir sobre isso. A primeira questão é: você consegue reconhecer que já começou a caminhada? Se acredita que sim, vale perguntar: em que lugar deste caminho você está? Para onde deve seguir?
A entrada para o caminho da felicidade fica em um lugar que qualquer pessoa pode ter acesso: dentro de si. Você não consegue estar dentro de nenhum local sem antes passar pela entrada, e neste caso não é diferente. É no seu interior que a felicidade nasce e começa a existir. Se não começar por aí, os próximos passos serão incompletos e você não conseguirá aproveitar todo o potencial de felicidade que poderia explorar.
Se sente que há algo faltando na sua busca pela felicidade, tente voltar até a entrada e veja se, por acaso, não pulou esta etapa ou passou por ela de olhos fechados. O caminho envolve também o que há externamente, mas é preciso primeiro alinhar-se internamente e se sentir feliz e preparado para os próximos passos. Se não estiver em paz por dentro, nada do que há do lado de fora irá ajudar.
Você se sente confiante e equilibrado? Ama a si mesmo, inclusive os seus defeitos? Mesmo quando não há nada de especial acontecendo, consegue sentir contentamento e satisfação? Se sim, reconheça que você já está no caminho para a felicidade. Você já é feliz.
Tendo encontrado a felicidade no seu interior, não saia ainda de dentro de si. Há uma nova direção que precisa ser tomada a partir de onde está. Você entrará em uma estrada chamada autoconhecimento, lotada de placas com questionamentos como:
O caminho do autoconhecimento é longo, porém muito gratificante. É grande a recompensa por permitir-se conhecer a si mesmo e descobrir as suas verdadeiras respostas. Esta estrada, na verdade, nunca termina. Em algum momento ela começará a misturar-se ao caminho das suas escolhas, e é quando você terá que caminhar, ao mesmo tempo, dentro e fora de si.
1. Quem você é?
2. Não, de verdade, quem você é?
3. O que você quer (você, não os outros)?
4. O que faz você se sentir bem?
5. O que é mais importante para você na vida?
6. O que costuma ser importante para os outros, mas para você não importa?
7. O que ninguém costuma se importar, mas é importante para você?
8. Quais são seus verdadeiros sonhos, desejos e vontades?
9. O que te motiva?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por dividir seu conhecimento conosco!