sexta-feira, 20 de março de 2020

2º ANO EMPREENDEDORISMO

CONSUMISMO: VOCÊ SABE O QUE É ISSO?

Você já comprou um produto e se arrependeu logo após a compra? Ou sentiu o desejo de comprar um celular novo mesmo tendo outro modelo em perfeito estado? É bem provável que, em algum momento da vida, você tenha sido consumista. Mas, afinal, você sabe o que é consumismo? O consumismo é a ação de comprar excessivamente e sem necessidade, sendo motivada por impulso ou desejo de comprar. Esse é considerado um comportamento destrutivo que impacta em diversos aspectos da vida cotidiana. O consumismo é diferente do consumo, que é caracterizado pela ação de realizar compras necessárias – como água e alimentação. A onda de consumismo é muito presente em sociedades modernas capitalistas e tem se mostrado um reflexo da globalização e da mídia, como veremos adiante. 

O QUE CAUSA O CONSUMISMO?

O consumismo não tem uma causa específica. Esse comportamento é motivado por uma série de fatores que envolvem desde a mídia até as táticas de propaganda utilizadas por organizações empresariais.
Obsolescência programada Um dos fatores que impulsionam o consumo descontrolado é a chamada obsolescência programada. Trata-se de uma estratégia dos produtores em desenvolver produtos que simplesmente param de funcionar ou se tornam obsoletos em um curto prazo de tempo. Assim, os consumidores são levados a adquirir versões mais novas do bem ou serviço em questão. Podemos dividir esse fenômeno em obsolescência técnica ou psicológica. Na primeira classificação, os aparelhos simplesmente param de funcionar, obrigando os clientes a comprarem um novo produto. O melhor exemplo de obsolescência técnica foi um cartel organizado na década de 20 entre produtoras europeias e americanas de lâmpadas. Seus produtos tinham vida útil reduzida, o que objetivava aumentar as vendas. 

O documentário The Light Bulb Conspiracy (que você pode conferir aqui) também retrata esse fenômeno nas indústrias de impressoras. Algumas dessas empresas produzem máquinas capazes de uma quantidade máxima de impressão. Essa quantidade é pré-determinada e, após serem feitas essas impressões, as máquinas param de funcionar, induzindo a compra de uma nova mercadoria. Já a obsolescência psicológica acontece quando o consumidor, mesmo com um produto em perfeito estado de conservação, sente-se insatisfeito com a mercadoria. Isso geralmente ocorre porque o dono do produto considera o mesmo ultrapassado por conta do lançamento de novos produtos em curto prazo de tempo. Pode-se citar o caso da Apple que lançou o iPad 4 após sete meses do lançamento do iPad 3.

Indústria Cultural

Outro fator que influencia o crescimento do consumo descontrolado é a chamada Indústria Cultural, termo que foi criado na Escola de Frankfurt por Theodor Adorno e Max Horkheimer. Eles chegaram à conclusão de que a Indústria Cultural obtém lucro a partir da imposição de padrões de interesses. Dessa forma, criam-se padrões de comportamentos de consumo para atender a demanda de venda das empresas.

Deve-se compreender que o pilar da cultura de massa são o marketing e a publicidade. Como todos os dias as populações são bombardeadas por anúncios publicitários que relacionam a compra de um produto diretamente com a felicidade do consumidor, dá-se início a um processo de alienação e ilusão. Ou seja, com a influência da mídia começa-se a acreditar que o vazio e a insatisfação sentidos por várias pessoas podem ser preenchidas por produtos e consumo.

Não acredita nisso? Segundo estudos do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 36% dos brasileiros fazem compras para aliviar o estresse do cotidiano. Além disso, 47,7% dos consumidores fazem compras para se sentirem bem. O mesmo levantamento aponta que três em cada dez brasileiros acreditam que comprar pode melhorar o humor.

Consequências ambientais

Com o aumento da procura por produtos, mais recursos naturais precisam ser explorados para atender a essa demanda. Conforme o processo de produção dos bens e serviços aumenta, a degradação ambiental também cresce, muitas vezes ocasionada pela emissão de gases poluentes e a contaminação da água e do solo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 92% da população mundial vive em lugares cujo a qualidade do ar está fora dos padrões indicados para a saúde. Além disso, estudos da World Wide Fund for Nature (WWF) apontam que são explorados cerca de 50% de recursos a mais do que o planeta pode repor.

Outro ponto a ser levantado, é que com o consumismo a produção de lixo também aumenta. Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos, foram coletadas mais de 71 milhões de toneladas de lixo no ano de 2016. Conforme o relatório da ONU, foram gerados 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo no ano de 2016. Esse número é amplamente afetado pela obsolescência, tanto programada quanto psicológica, que faz o consumo de produtos tecnológicos crescer consideravelmente.
É necessário atentar-se ao descarte do lixo tecnológico, também conhecido como e-lixo, pois o mesmo possui metais pesados que podem contaminar a natureza. Neste link você pode aprender como descartar esse lixo de maneira correta.

RESPONDA...

1. O que é consumo?
2. Quais as causas que levam o indivíduo ao consumismo?
3. O que é Obsolescência programada? E como ela se divide? Explique:
4. Qual interferência da indústria cultural dentro do consumismo?
5. Explique as consequências ambientais frente ao consumismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir seu conhecimento conosco!

Ponta do Seixas 2008

Ponta do Seixas 2008

Salvar o mundo!

Salvar o mundo!