Linguagem
visual
A associação de liberdade e imaginação não necessariamente significa livre expressão sem intervenção o professor de Arte. Cabe a ele justamente provocar as experiências/vivências significativas que irão possibilitar a expressão em Arte, a partir da construção de conhecimentos artísticos, reafirmando a necessidade de que o professor tenha formação especializada em Arte. O aspecto fundamental para efetivar a vivência do conhecimento em Arte é a intencionalidade. Esta intenção está relacionada à estruturação de uma experiência artística.
Arte percebida pelas operações artísticas de diferentes campos (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e seus desdobramentos) se caracteriza por ser feita de ações, percepções, expressões, experiências internas e sensações individuais com a matéria artística, seja ela visual, tátil, gestual, sonora etc. É a transformação de determinados objetos/formas/sentidos em outros, possibilitando uma vivência poética que amplia a imaginação.
As discussões mais gerais e contemporâneas sobre a Arte e seu ensino e aprendizagem têm privilegiado os sujeitos nas mais variadas dimensões. Aqui estamos levando em consideração os jovens/adolescentes que possuem experiências e histórias de vida diferentes, fazem pArte de grupos de participação social e cultural distintos uns dos outros, relacionam-se com diversos grupos ou pessoas em diferentes contextos, sobretudo em manifestações culturais.
É necessário, portanto, que os jovens/adolescentes compreendam a diversidade de valores que orientam tanto os seus próprios modos de pensar e agir quanto os das sociedades, além de entenderem que suas experiências artísticas são vivências essenciais para a construção de conhecimento em Arte. Ao conhecer e fazer Arte, esses sujeitos percorrem trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com a Arte, consigo mesmos e com o mundo.
RELEITURA DE OBRA DE ARTE
Assim como existem diversas interpretações de
uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras dessa obra. Uma
boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra. Reler uma
obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar
bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é
necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original. Na
releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística
como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é
criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração. Uma boa
proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra:
a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas
de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada,
etc.
Ø Agora é sua vez!
Reproduza uma obra de arte conhecida, mas, faça uma releitura, utilizando
diversas características e criatividade.
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