Será que o planejamento estratégico de sua empresa faz mesmo sentido?
Planejamento estratégico é um tema recorrente nas corporações. E, na verdade, a maioria das organizações bem estruturadas cria, anualmente, um planejamento estratégico. Mas será que esse esforço faz sentido, se não houver o controle e avaliação desse planejamento estratégico? O planejamento estratégico de uma empresa precisa de acompanhamento e avaliação de resultados constante.
Essas atividades de planejamento estratégico são necessárias tanto para mensurar os resultados obtidos, quanto para avaliar o andamento dos objetivos globais e específicos da empresa. E isso se faz por meio do acompanhamento de metas e indicadores do planejamento estratégico. Da mesma forma que você verifica as indicações ao longo de uma estrada para saber se está próximo de concluir a sua jornada, é igualmente importante verificar se o desenvolvimento de negócios e processos que a empresa planejou está no caminho certo.
Assim, usa-se para isso um plano de feedback e controle no planejamento estratégico. Neste texto, você vai entender melhor o que é planejamento estratégico da organização, e como se faz o monitoramento das atividades internas. Durante a execução do planejamento estratégico é fundamental definir um plano de acompanhamento de indicadores. Dessa forma, será possível avaliar se o planejamento da empresa está alcançando os resultados esperados.
Mas antes de analisarmos todo processo de planejamento estratégico, é importante entender esse conceito claramente. Afinal, se não soubermos para que serve o planejamento estratégico da organização, de nada valerá fazer um controle de metas estratégicas, o acompanhamento do plano de ação, nem uma avaliação estratégica de resultados. Por isso, veja, a seguir: o que é planejamento estratégico, afinal? O que é planejamento estratégico Segundo o mestre Peter Drucker: “Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas” Hum… essa definição não clareou muito suas ideias?
Talvez estas outras duas frases de Drucker sejam mais esclarecedoras: “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes” “Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas direito” Em outras palavras: As atividades de planejamento e monitoramento estão intimamente ligadas! É isso que ele quer dizer com “retroalimentação constante”. Assim, é fundamental fazer o controle de metas estratégicas! Quanto a tomada de decisão, ele deixa bem claro que ela é feita agora, com o objetivo de gerar resultados futuros, incertos e que “envolvem riscos”.
Isto é: pode ser que nossas decisões não se concretizem. É por isso que o acompanhamento do planejamento estratégico e tão importante. Ele será o responsável pela monitoração das atividades internas para que se tomem ações corretivas, se necessário.
Em suma, a dinâmica do planejamento estratégico deve conter um plano de acompanhamento de metas e indicadores para que se possa assegurar que o “futuro” esteja se realizando como planejado, “fazendo as coisas certas”. Assim, sem definir indicadores de planejamento estratégico, seu trabalho não fará sentido algum.
3 principais objetivos do planejamento estratégico
Elencamos abaixo os principais objetivos e benefícios do acompanhamento do planejamento estratégico da sua organização:
1- Garantir que as atividades estejam dentro dos parâmetros definidos Durante o desenvolvimento do planejamento estratégico, foi pensado, para cada atividade planejada para a organização, parâmetros necessários para a sua realização:
custos;
tempo de execução; recursos financeiros;
recursos materiais;
talentos humanos. Entre outros.
Agora, enquanto o plano está sendo colocado em prática, o gestor deve se certificar de que todas as atividades estão sendo desenvolvidas conforme os parâmetros adequados. Por isso, mais do que avaliar, o gestor deve observar se é necessária alguma mudança de curso. E também se os parâmetros para alguma atividade precisam ser repensados.
A garantia do andamento das atividades ajuda a estabelecer padrões de desempenho que:
indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo;
avaliem o desempenho das pessoas;
forneçam insumos para a formulação de feedbacks e controle no planejamento estratégico.
2- Garantir que as atividades são consistentes com o DNA da empresa A alma da organização está intimamente ligada à sua visão, missão e valores. O acompanhamento do planejamento estratégico também é uma forma de garantir que as atividades estão sendo desenvolvidas de acordo com os valores que orientam a organização e sua cultura organizacional.
Uma vez que eles estão diretamente relacionados com o clima organizacional e a imagem corporativa da empresa. Confira este infográfico exclusivo da Siteware que mostra as consequências de uma cultura organizacional desalinhada do planejamento estratégico:
3- Avaliar a capacidade de alcançar os objetivos e identificar problemas
A análise do intercâmbio de força de trabalho e ideias tanto interna quanto externa também é importante para mensurar o quanto a empresa é capaz de atingir o que foi estabelecido para o período. Através da comparação entre dados de desempenho e os padrões estabelecidos é possível visualizar ou antecipar possíveis gargalos no dia a dia corporativo.
1. O que é planejamento estratégico?
2. De que precisa o planejamento estratégico de uma empresa?
3.Explique o pensamento do mestre Peter Drucker da imagem:
4. Quais os principais objetivos do planejamento estratégico?
5. Explique sobre o clima organizacional e a imagem corporativa da empresa, da imagem acima.
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