CONDIÇÕES AMBIENTAIS: O DESPERDÍCIO QUE SE TORNA LIXO NO
MERCADO DO PRODUTOR JUAZEIRO- BA
Ganhador da premiação Honrosa 5º Lugar
Samara de Souza Silva 1 ,
Daianna Pereira Silva,
Gelza Araujo Lacerda,
Maria Teresa Neto,
Vagner da Cunha Lima,
Maria Silú Caldeira,
Antonio Rubismar,
Danuta Lubarino,
Diogo Lopes,
Gean Carlos,
Josilene Rodrigues,
Luiz Henrique Barros Lyra,
Reinaldo Santana,
Wegilla Carine
1(samarinha_silva18@hotmail.com)
Área temática: Meio ambiente
Curso: Geografia
Introdução:
Através das dificuldades enfrentadas pela população mundial no que diz respeito à relação do desperdício e a produção de lixo, percebe-se a necessidade de enfocar um olhar crítico entre a produção e o excedente com as dificuldades de acesso a alimentação de comunidades carentes. Trazendo esta problemática da realidade local vivida por comunidades de baixa renda no entorno do Mercado do Produtor (CEASA). Localizado na BR 407 Km 8 na cidade de Juazeiro – BA, sendo o maior distribuidor de frutas e hortaliças da região do Vale do São Francisco.
Objetivo:
Tendo como finalidade desenvolver um novo olhar sobre o tratamento do lixo orgânico,
minimizando o desperdício observado na região estudada, buscando um meio de
aproveitar melhor estas sobras de alimentos, que são comercializadas no meio urbano.
Resultados:
Utilizou-se da observação ótico ambiental, onde foi possível constatar a causa do desperdício que é provocada por diversos fatores tais como: econômicos, estruturais, climáticos e educacionais. Foi observado que se tratando do fator econômico o clima tem um papel influenciador, pois, dependendo da produção; existe a variação de preço que se delimita primeiramente no período chuvoso de novembro a março, do mês das frutas e hortaliças que se cultivam, ocorre assim a variação de preço, variando também a procura, ou seja, diminui a demanda e o produtor acaba estocando, deixando de comercializar e conseqüentemente esse produto perecível se estraga e seu destino é o lixo.
Conclusão
Entender a problemática levantada no âmbito educacional, destacando a falta de informação pelas pessoas que diariamente, convivem com a compra de alimentos perecíveis e acabam por não ter informação adequada, a respeito do destino desses alimentos. Sensibilizar que: o que é considerado LIXO para alguém é LUXO para “milhõe$$” de pessoas.
Palavras chave: Desperdício, lixo, alimentos.
"É preciso explicar por que o mundo de hoje, que é horrivel, é apenas UM momento do longo desenvolvimento histórico, que a esperança sempre foi uma das forças dominantes das revoluções e das insurreições e eu ainda sintu-a como minha concepção de FUTURO. JEAN PAUL SARTRE,1963, Prefácio de "Os condenados da Terra" de Frantz Fanon.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por dividir seu conhecimento conosco!