terça-feira, 9 de abril de 2019

REVISÃO EMPREENDEDORISMO 2º ANO EREMGC


TEXTO 1 |   I UNIDADE     2º ANO              EMPREENDEDORISMO            
Profª Esp. Gelza Araujo Lacerda
REVISÃO

Por: José Roberto Marques

Fundamental: essa é a melhor definição para o papel do empreendedor na sociedade. A frente de pequenas, médias e grandes empresas; estes líderes contribuem diretamente para o crescimento da economia do nosso país, para a promoção de emprego e especialmente para a melhor distribuição da renda.

Quando há um cenário propenso, os empreendedores conseguem desenvolver seus empreendimentos e alavancar os resultados de seu negócio continuamente. Quando não há, isso não é problema, eles fazem deste desafio uma oportunidade de ir além e buscam nas adversidades chances reais de atender determinados nichos, capitalizar sua empresa e realizar seus sonhos.

Esta é a grande força do empreendedor na sociedade: fazer acontecer, mostrar sua ousadia, enfrentar as dificuldades com resiliência, ser criativo, inovador para saber transformar suas oportunidades em grandes triunfos. Além disso, quando tudo isso é aliado a fatores como: bom planejamento, conhecimentos do mercado, gestão efetiva do negócio, organização das ações e definição clara de metas e objetivos; suas chances de fazer dar certo são ainda maiores.

Os empreendedores geram dinheiro, impostos e arrecadação; o que é essencial para que as finanças do país também possam crescer e, serem revertidas em benefícios para a sociedade, para a nossa população. Além disso, ao abrir um negócio, o empresário promove seu bairro, sua cidade, sua região e faz crescer tanto as suas chances como as chances deste local de expandir e ter mais empregos e renda.
O que é nicho de mercado?
Um nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada atendida de um grande grupo consumidor, uma oportunidade oculta dentro de um ramo de negócios amplo e competitivo.
Encontrar um nicho de mercado — e descobrir novos nichos ao longo do tempo — é fundamental para construir um negócio de sucesso. No entanto, saber qual mercado atacar pode ser um desafio para muitos empreendedores!

Qual a importância de definir um nicho de mercado?

Se você entra no mercado como uma marca generalista, que oferece produtos para um amplo segmento, estará perdendo uma das maiores moedas de propaganda que uma marca pode ter: a especialização.

Outros benefícios de definir um nicho de mercado são:

# Plano de marketing efetivo – Com um nicho de mercado bem definido, você consegue criar um plano de marketing realmente eficiente, se comunicando diretamente com sua persona.
# Menor número de concorrentes – Se você encontra um nicho, por definição estará trabalhando com um grupo de consumidores carente de serviços em um mercado pouco explorado.
# Preços mais vantajosos – Como estará atuando em um mercado pouco ou nada explorado, você poderá ditar os valores do negócio e obter mais lucro, ainda que tenha menos vendas.

Um segmento de mercado é um grupo de consumidores com interesses e dores semelhantes.

Por exemplo, se sua empresa atua na área de saúde, esse é um mercado muito grande, certo? Dentro dele existem vários segmentos como: saúde e bem-estar, saúde infantil, saúde da mulher, saúde do idoso… Todos muito explorados.

Cada um desses segmentos é representado na sua empresa por um perfil de consumidor específico, com necessidades e anseios próprios — uma persona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir seu conhecimento conosco!

Ponta do Seixas 2008

Ponta do Seixas 2008

Salvar o mundo!

Salvar o mundo!