terça-feira, 9 de abril de 2019

REVISÃO 3 ANO EMPREENDEDORISMO


TEXTO 1 |   I UNIDADE     3º ANO              EMPREENDEDORISMO          
  Profª Esp. Gelza Araujo Lacerda
REVISÃO

Como elaborar e implementar estratégias empresariais
ü  O que é
É o pensar da empresa. Quem é a empresa? Onde está posicionada? Para onde vai? Como chegará lá?
O planejamento estratégico é o pensamento sistêmico estruturado, organizado para que a empresa alcance seus objetivos. É a ferramenta física para que o empresário possa colocar no papel ou no computador as estratégias, monitorando e avaliando constantemente os resultados.
O planejamento é o detalhamento de como a empresa vai atuar para alcançar os objetivos gerais e funcionais, cumprindo sua missão e realizando a visão de futuro.

Níveis de planejamento

O planejamento é elaborado em três níveis da organização:
Estratégico: nível estratégico diretivo. Planejamento estratégico.
Tático: nível estratégico gerencial. Planejamento de marketing; da produção; do RH; das finanças; plano de ações das atividades meio.
Operacional: nível estratégico das operações. Elaboração dos objetivos e estratégias operacionais. Plano de ações específicos por área, atividades fim.

 Fase de elaboração
Quais os rumos que a empresa vai tomar, como será sua trajetória? Quais são os melhores caminhos? Há atalhos?  Há obstáculos?
Definição do negócio

Com uma análise de cenário consistente, o empresário definirá de onde vai partir, qual será o negócio, colocando os limites da atuação: nem tão curto, nem tão amplo, conforme seus recursos e potencialidades. É a tomada de posição para iniciar a caminhada. Em que mercado vai atuar, quais clientes vai atender? Como lidará com a tecnologia? Qual será a amplitude geográfica.
Para que a empresa possa fazer a caminhada desde o ponto de partida, o empresário precisará traçar como será a travessia. Aproveitando as oportunidades, minimizando as ameaças, contanto com as fortalezas e corrigindo as fraquezas, traçará estratégias gerais da organização, quais são os resultados pretendidos em cada etapa da travessia ao longo de um período de curto, médio e longo prazo.


Liderança


Para que a empresa consiga obter sucesso com a administração estratégica, faz-se necessário que  a liderança dos administradores seja empreendedora, eficiente. Assim, o papel dos líderes será disseminar na empresa: missão, visão de futuro, valores e estratégias de atuação ao longo de determinado período.
O planejamento estratégico deve ser conhecido por todas as áreas da empresa. Pode ser utilizado painéis, planilhas, reuniões para apresentações dos planos estratégicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir seu conhecimento conosco!

Ponta do Seixas 2008

Ponta do Seixas 2008

Salvar o mundo!

Salvar o mundo!