O CUIDADO DE SI COMO PRÁTICA DE LIBERDADE
O cuidado de si, necessita ser desenvolvido de forma relevante. A autovalorização do ser, o cuidado em si, estão ligados a autonomia sobre se mesmo, a responsabilidade, o autogoverno por si mesmo, que alguém, ou nos mesmo somos responsáveis pela nossa própria história.
Viver é uma arte! Se permitir viver, não se sentir perdido, saber manipular e controlar de fato, os pensamentos, a fala, o que digo ao outro, de forma construtiva ou destrutiva, somos o responsável pelo rumo que damos a nossa vida. O cuidado de si, está voltado para o EU, a simplicidade das coisas, o bem-estar, o sono, os sentimentos, os valores.
Quando pensamos em felicidade, nós pensamos na ética do cuidado em si, estamos pensando em nos mesmos, na autonomia própria, não posso esperar que o outro cuide de mim, que as borboletas venham ao meu jardim, sem que eu tenha plantado flores. O controle precisa vim do EU, a vida é extraordinária, cuide de si, cuide do seu corpo, da sua saúde, sua vida emocional, da parte cognitiva, quem escolho para está ao meu lado?
IMPORTANTE!!! Quando cuido de todas as esferas da minha vida, estou cuidando de si mesmo, cuide de VOCÊ, por VOCÊ, para VOCÊ! “A liberdade do cuidado de si somente pode ser experimentada como tal, se é uma experiência ético-moral do sujeito em sua própria verdade, uma experiência sempre singular e intransferível. A liberdade em pensamento, a liberdade em movimentos independentes da alma, sem libertação final”. (Michel Foucault)
Para falarmos de liberdade, é necessário destacar dois conceitos. O primeiro é que ninguém goza de liberdade absoluta no sentido de poder se abstrair completamente de todas as normas e valores. O segundo conceito tem a ver com o fato de que a liberdade não inclui apenas a escolha de uma ou outra ação, mas também se estende aos pensamentos e emoções: temos uma certa margem para escolher o que pensar ou o que sentir.
Por outro lado, colada ao conceito de disposição e capacidade de escolha está a responsabilidade que emana desse privilégio. Assim, de alguma forma, toda escolha está associada a uma previsão de consequências, a uma estimativa de prejuízos e benefícios. É aqui que a moral e a ética entram em cena, próprias de cada pessoa, de cada grupo, de cada sociedade ou de toda a humanidade.
Se olharmos para a nossa sociedade, perceberemos que consideramos a maioria das pessoas livres para escolher. Caso contrário, qual seria o significado da democracia ou das próprias regras e leis que punem exatamente a falta de responsabilidade associada à liberdade?
“Liberdade é a capacidade de escolher dentro do possível. É a possibilidade e o direito que cada um tem para escolher uma das alternativas apresentadas em um determinado momento”. (Jorge Bucay)
ATIVIDADE Data de entrega: 29/04/2020
1) A autovalorização do ser e o auto cuidado em si, estão ligado em que aspectos da vida?
2) Porque somos responsáveis pelo rumo que damos a nossa vida? Justifique:
3) De onde vem, o controle do cuidado em si, e para onde ele está voltado?
4) Explique com suas palavras a seguinte frase: “A liberdade do cuidado de si somente pode ser experimentada como tal, se é uma experiência ético-moral do sujeito em sua própria verdade, uma experiência sempre singular e intransferível. A liberdade em pensamento, a liberdade em movimentos independentes da alma, sem libertação final”. (Michel Foucault)
5) Quais os dois conceitos de liberdade? Segundo o texto:
6) O que é liberdade no seu ponto de vista?
7) Na charge de Duke, o jovem faz perguntas ao terapeuta, e o mesmo responde com uma resposta até incrédula, engraçada. Como é possível interpretar essa charge, trazendo para a reflexão do texto?
8) O que você faz para desenvolver práticas de cuidado com você mesmo? Cite 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por dividir seu conhecimento conosco!